sábado, 4 de outubro de 2014

Dia dos animais

Hoje é o dia dos animais e este ano não vou mostrar meus gatos, ou a cachorrada, que aparecem aqui quase sempre e sim, farei minha pequena homenagem mostrando outras duas espécies que tive em casa, lá em Porto Alegre: as tartarugas e o cavalo Maroto.
Tive quatro tartarugas, mas na época da foto eram três: o Chico, o Joaquim e o Janjão e na foto só aparecem o Joaquim e Janjão tomando banho de sol na borda da banheira deles, acompanhados do  gato Joãozinho. O Chico era muito arisco, se a gente chegasse perto ele mergulhava. Tive as tartas por alguns anos mas achei que elas mereciam mais liberdade e acabei soltando elas num laguinho em um clube. A postagem sobre o dia em que elas foram soltas está no meu outro blog, o Adote um Focinho
Todas as tartas, assim como todos cães, gatos e cavalos que chegaram para mim, foram resgatados por estarem precisando de ajuda. 
Este é o Maroto, o meu segundo cavalo. O primeiro foi a égua Prenda e ambos foram comprados dos carroceiros por míseros 100 reais cada. A Prenda foi em 2006 e o Maroto, em 2008 e ficou um mês comigo. A Prenda foi ficando arisca na medida em que melhorava do seu ferimento mas o Maroto era uma doçura só! O Maroto tinha um problema no joelho e estava muito magro!
Este é o Antes e Depois do Maroto. Já deu para perceber uma diferença em 30 dias, né? 
Na hora da comida da cachorrada ele já ficava de plantão no portão, pois sabia que era a hora da ração dele também. Se eu pudesse na época, não teria doado o Maroto. Apesar de eu ter um bom espaço, era um espaço pequeno para um cavalo, por isso doei ele como fiz com a Prenda. Foram doados para curtir a aposentadoria sem trabalho. Mas sinto muita saudade do doce Maroto! Meu inesquecível pangaré!
As carroças foram proibidas em Porto Alegre, finalmente! Ainda se vê uma que outra circulando nas ruas mas nem se compara com o que já foi um dia! 
No dia dos animais fica o desejo de que o Homem não esqueça que também é um, e aprenda a respeitar todas as outras espécies. 

2 comentários:

  1. Oi Tiane!

    Mais uma vez, parabenizo-lhe pela sua ação amorosa aos animais!
    Sabe, fico louca da vida quando visito cidades que utilizam charretes como atração turística ou para trabalho.
    Que coisa mais primitiva, meu Deus!
    Em Poços de Caldas/MG a população se uniu para colocar fim às charretes, mas contaram para mim, que a rede hotelaria foi mais forte.
    Já que é uma das "atrações" da cidade.
    Enfim, fico triste quando vejo carroças, sabe?
    Tenho vontade de ir lá, soltar o animal...
    Obrigada pelo carinho que deu aos dois cavalos, ficaram lindos!
    Hoje, Dia do Animal, desejo a você muita luz!
    Que Deus sempre cuide de você e de seus fiotes!

    Lindo domingo!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Que todos, animais humanos e não-humanos aprendam a conviver em paz!

    ResponderExcluir